☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Facebook e Marco Civil: o Big Brother da internet

Publicado em 10/07/2013

Atualizado em 16/05/2023

Fonte: E-farsas; EBC

Após as denúncias de que o governo norte-americano teria acesso a dados virtuais de brasileiros, dois eventos chamaram bastante a atenção nestes últimos dias nas telas dos brasileiros.

Primeiro: Usuários do Facebook começaram compartilhar uma mensagem falsa sobre a cobrança do serviço. O boato informa que “os fiscais do face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural” e que poderão cobrar uma taxa dos internautas que não compartilharem o texto. A mensagem mistura os debates sobre privacidade na web e diz que a informação teria sido divulgada por programas de televisão.

 Facebook

Sobre esse, podemos ignorar. Não, não é verdade.

Segundo: A votação do Marco Civil da Internet foi ressuscitado pela sétima vez. Por que? Bem, o Governo não poderia ficar para trás nessa história toda. Contudo, as afirmações de que ele entraria na lista de prioridades nesta terça-feira não alteraram em nada a disposição dos deputados. Primeiro, porque a aprovação não impede o acesso às informações por parte das agências de espionagem. Segundo, existem inúmeras desculpas econômicas para que esse projeto fique para trás novamente. Isso porque as operadores de telecom deveriam respeitar a neutralidade da rede.

Esse conceito vem sendo modificado nos últimos anos para permitir vantagens econômicas. As teles enxergam uma competição com provedores de conteúdo e querem melhor “utilizar” ($) as redes.

A grande questão estaria aqui:

Art. 9º O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo.

Mas voltando ao assunto “como o Marco Civil pode ser eficaz contra a espionagem”: não pode!

Dilma falou em levar a questão à Comissão de Direitos Humanos da ONU e comentou sobre a inclusão no Marco Civil da Internet de uma obrigação sobre o armazenamento de dados em território brasileiro.

E agora? Isso seria necessariamente bom?

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Muitas pessoas acreditam que cuidar de um site é um trabalho complexo. Muitas vezes pode parecer um bicho de 7 cabeças para quem olha de fora. Porém, existem alguns detalhes que, quando bem executados, podem fazer toda a diferença e ainda ajudar a impulsionar a forma com que sua página ou site vai aparecer dentro...
Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...
Você busca mais eficiência no controle das operações do seu negócio? Então, com certeza, precisa conhecer como um sistema ERP pode te ajudar. E para isso, preparamos esse conteúdo que servirá como guia para pessoas gestoraes e empreendedoraes potencializarem seus resultados e tornarem as rotinas das suas empresas mais produtivas. Venha conosco! O que é...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você