📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Como criar personas: Wine conta como realizou o processo em palestra do Developer Week

Publicado em 06/04/2015

Atualizado em 31/10/2023

Quando pensamos em realizar o mapeamento para entender o perfil e necessidades do nosso consumidor, muitas empresas podem pensar logo em uma pesquisa realizada por uma organização terceirizada, já que isso pode exigir muito tempo e dinheiro. No entanto, durante o Developer Week, a equipe da Wine contou como realizou esse processo com informações que a empresa já possuía.

Inicialmente para a coleta de informações, foi realizado um roteiro de entrevista em profundidade que seria aplicado à equipe que está em contato com os clientes. Na sua empresa, a equipe envolvida pode ser da área de vendas, suporte, pós vendas, instalação, enfim, tudo irá depender do seu modelo de negócio. O importante é você ter em mente que essas áreas geralmente têm um conteúdo muito rico para oferecer, pois eles estão todo o dia ouvindo as dificuldades e desejos dos consumidores.

Vale ressaltar que, ao criar esse roteiro você deve ter em mente quais são seus objetivos em conhecer seus clientes. Saber o quão interativo ele é, o quanto ele conhece o seu produto, se ele é um influenciador para outros clientes, qual o perfil dele de consumo dos seus produtos… Essas informações são importantes para você? O que você precisa saber para entender como atender melhor o seu cliente?

Arquive todas as informações coletadas. Além das anotações, sempre que possível, grave toda a conversa. Ouvir novamente as entrevistas pode lhe auxiliar a pegar mais detalhes que podem ter ficado para trás num primeiro momento, e lhe ajudará a melhorar nas próximas entrevistas, pois você poderá perceber perguntas que não realizou inicialmente.

Provavelmente, você terá um conteúdo muito rico e extenso. E agora? O que fazer com tudo isso? É importante tentar agrupar de forma lógica tudo o que lhe foi informado, para criar cada perfil público. Desse agrupamento de informações irão surgir vários perfis (personas), mas lembre-se de limitar esse número deixando-o o mais enxuto possível. A Wine, por exemplo, deixou esse número em 8 personas.

A forma de divulgar o conteúdo também é bastante importante, pois você poderia escrever um relatório de várias páginas com todo conteúdo coletado. No entanto, é importante que esse material seja bastante usado na prática, e apresentá-lo de forma mais amigável pode ser uma ótima opção. A equipe da Wine criou um material com valores ilustrado para cada atributo, assim o material ficou fácil de entender e de utilizar nas atividades do dia a dia.

Imagem criada pela KingHost para ilustrar modelo apresentado pela Wine no evento Developer Week – Vitória/ES.
Imagem criada pela KingHost para ilustrar modelo apresentado pela Wine no evento Developer Week – Vitória/ES.

Saber como criar personas na sua organização lhe ajudará a direcionar melhor seu negócio, tomando decisões baseadas sempre no público, que é seu foco de ação. Além disso, diversos setores da empresa poderão utilizar essas informações para criar ações relevantes e assertivas para cada perfil de público. 

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Ariadne

Ariadne Cercal

Formada em Marketing pelo Senac RS e com especialização em Marketing Digital pela FAE (Curitiba).

Ariadne

Ariadne Cercal

Formada em Marketing pelo Senac RS e com especialização em Marketing Digital pela FAE (Curitiba).

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Para pessoas empreendedoras e autônomas, encontrar boas aulas online grátis para o negócio crescer nem sempre é fácil, especialmente quando o assunto é empreendedorismo e marketing digital.  O aprimoramento nessas áreas faz toda a diferença na carreira ou para o crescimento da sua empresa ou serviço, e por isso esse é o foco do Conexão...
O público poderá assistir a palestras com temas sobre e-commerce, influenciadores, branding, dados e estratégias de campanhas digitais no Conexão KingHost 2021. Está chegando a hora! A 11º edição do Conexão KingHost, nosso evento 100% online e gratuito, com conteúdos relevantes para quem deseja consumir informações sobre marketing digital e empreendedorismo já tem data. O...
As aulas do Diversa+ serão 100% online e ajudará os alunos a se preparar para carreira de tecnologia, oferecendo capacitação para a área A gente sabe que com o passar dos anos, o acesso à educação e ao conhecimento foi se tornando mais fácil e possível para toda a população – ainda bem! Com toda...
A 10º edição do evento aborda temas como tecnologia, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento web e marketing digital. Um dos nossos momentos favoritos do ano chegou! Estamos quase às vésperas de mais um Conexão KingHost. Assim como nos anos anteriores, a décima edição será 100% online e gratuita, com conteúdos pensados com todo o cuidado para quem...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você