Marketing digital é para QUALQUER empresa?


Assim como em sua versão off-line, o marketing digital tem como principais objetivos auxiliar na conquista de vendas e negócios através de técnicas que são desenvolvidas e testadas frequentemente. Hoje, quando se fala em marketing digital, alguns dos pontos mais lembrados são:

– Email Marketing

– Links Patrocinados

– SEO

– Publicidade

– Social Media

– Marketing de Conteúdo

É isso e muito mais! O marketing digital acaba se estabelecendo em diferentes empresas com diferentes maneiras de ser praticado, testado e analisado. Aliás, essas são as três premissas básicas que fazem com que o marketing digital ganhe cada vez mais destaque e até preferência frente ao marketing tradicional. Exatamente pelo fato de que é possível fazer e refazer testes de ações, até chegar à mais adequada para cada situação. A parte de análise também é um dos grandes benefícios do marketing digital: com as variadas ferramentas de métricas e análises disponíveis atualmente, é mais fácil mensurar os números de vendas, visualizações, vendas, etc.

Outro benefício do marketing digital: economia. É muito mais econômico criar um anúncio no Facebook, por exemplo, do que criar um anúncio em uma revista, jornal ou televisão. Com a possibilidade de criar anúncios em redes sociais como o Facebook, é possível ainda, criar e segmentar um público altamente qualificado para cada tipo de produto e/ou serviço divulgado.

Isso tudo é incrível, e com certeza gera resultados dignos de muitos posts e textos sobre o assunto. No entanto, é natural encontrar pequenos e médios empresários questionando a necessidade, e até mesmo a efetividade de práticas de marketing digital para empresas e negócios de menor porte.

É claro que isso é uma questão de opinião, ou seja, é difícil afirmar que todas as empresas precisam de estratégias de marketing digital. No entanto, é possível afirmar com certeza: o marketing digital pode ser utilizado em empresas de qualquer porte, com qualquer nível de experiência no assunto.

Explicando: independente do tamanho de sua empresa, ou do número de clientes que você já tem, é muito provável que dentre seus objetivos, um deles seja o de aumentar o número de vendas. Considerando isso, estratégias de marketing digital são perfeitas para ajudar a alcançar esses objetivos.

Com o email marketing, por exemplo, não existe um número mínimo de envios. Portanto, cuidar dos clientes que você já tem (mesmo que sejam poucos), enviando emails com descontos exclusivos e dicas sobre utilização dos produtos que eles já compraram com a sua empresa, pode ser uma ótima – e simples – estratégia de marketing digital.

Utilizar as redes sociais de um jeito comprometido e que respeite a comunicação de sua empresa, também é uma maneira simples e gratuita de reforçar a presença de sua marca no ambiente online.

Criar um site também pode parecer algo que requer alto conhecimento técnico. Mas a verdade é que requer somente um pouco de dedicação. O site poderá ser um ótimo canal para que novos clientes cheguem até a sua empresa! Publicando imagens de produtos que sua empresa oferece, ou de serviços que ela presta, será possível conquistar mais credibilidade junto ao seu público-alvo, e mais uma vez, é um jeito de marcar seu território na internet. Um site é perfeito para: reunir informações de contato e localização, descrição de produtos e serviços, recomendações de utilização, história da empresa, recrutamento de colaboradores, espaço para comunicação entre clientes e sua empresa… As possibilidades são muitas!

Muitas vezes, tanto estratégias de marketing digital quanto técnicas de outras áreas (finanças, empreendedorismo, criatividade), podem ser aplicadas no dia a dia da administração de uma empresa. Acredite que sua empresa também merece esses cuidados! E acredite também em sua capacidade de iniciar projetos para compartilhar com colaboradores que podem ter capacidade para desenvolver práticas de comunicação e marketing digital em sua empresa.

Ariadne Cercal

Ariadne Cercal

Formada em Marketing pelo Senac RS e com especialização em Marketing Digital pela FAE (Curitiba).
Ariadne Cercal

Últimos posts por Ariadne Cercal (exibir todos)

Comentários

comentário(s)