☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Particionamento MySQL: otimizando a busca em tabelas

Publicado em 13/08/2015

Atualizado em 18/09/2023

Você já conhece o particionamento de tabelas no MySQL? Em bancos de dados, frequentemente lidamos com tabelas que armazenam volumes substanciais de informações.

Com o tempo, à medida que os registros se acumulam, as consultas nessa tabela podem se tornar notavelmente mais lentas.

É aí que o particionamento entra em cena como uma solução eficaz para acelerar suas buscas por dados.

Neste artigo, exploraremos o conceito de particionamento MySQL e como ele pode ser usado para aprimorar a eficiência das consultas em suas tabelas.

O que é o Particionamento MySQL?

O particionamento é uma técnica que divide uma tabela em várias sub-tabelas, de maneira semelhante à criação de múltiplas tabelas derivadas de uma principal. 

Assim, essa divisão é baseada em critérios lógicos específicos, o que permite que o banco de dados busque informações de forma mais precisa e eficiente em tabelas menores.

Vantagens do Particionamento MySQL

Agora que você sabe o que é particionamento MySQL, separamos algumas vantagens. Confira!

Melhor Desempenho: Ao dividir uma tabela grande em partições menores, o MySQL pode acessar apenas as partições relevantes para uma consulta específica, o que pode acelerar significativamente as operações de busca.

Gerenciamento Simplificado: O particionamento facilita o gerenciamento de grandes conjuntos de dados, como logs de eventos, registros de histórico e tabelas de séries temporais.

Manutenção Eficiente: Você pode realizar operações de manutenção, como backup e indexação, em partições individuais, em vez de na tabela inteira.

Cenários de Uso

Como vimos, o particionamento MySQL é uma técnica versátil que pode ser aplicada em vários cenários para otimizar o desempenho e facilitar a manutenção de bancos de dados.

Abaixo elencamos alguns cenários de uso comuns para o particionamento MySQL:

Dados Temporais: Para tabelas que registram eventos com carimbos de data/hora, o particionamento por intervalo pode ser útil, permitindo a exclusão eficiente de dados mais antigos e a busca rápida de registros recentes.

Dados Geográficos: Se você armazena dados geográficos, o particionamento por chave pode ser aplicado com base em critérios de região.

Segmentação por Cliente: Em sistemas multi-inquilinos, é possível particionar tabelas por cliente, isolando os dados de cada cliente em partições separadas.

Como Funciona o Particionamento MySQL?

O processo de particionamento envolve a criação de partições com base em chaves de particionamento, que são os campos escolhidos para dividir a tabela. 

O MySQL oferece quatro tipos principais de particionamento: RANGE, LIST, HASH e KEY.

Cada um deles tem seus usos e aplicações ideais, dependendo das necessidades do seu banco de dados.

Particionamento por RANGE: Divide a tabela com base em intervalos de valores em uma coluna específica, como datas.

Particionamento por LIST: Divide a tabela com base em listas predefinidas de valores em uma coluna, como categorias.

Particionamento por HASH: Distribui os registros em partições usando funções hash, o que é útil quando não há um critério claro para a divisão.

Particionamento por KEY: Semelhante ao particionamento por HASH, mas com base em valores de chave.

Conversando com um Especialista

Conversamos com Jeronimo, um colaborador experiente da KingHost e Desenvolvedor PHP, para obter mais informações sobre esse recurso. 

Ele nos explicou os tipos de particionamento, suas aplicações e as vantagens que oferecem para otimizar consultas em bancos de dados MySQL. 

Para saber mais, confira o vídeo abaixo, onde Jeronimo compartilha seu conhecimento e insights sobre o particionamento de tabelas.

Conclusão

Como vimos nesse artigo,  o particionamento MySQL é muito útil para melhoria do desempenho de consultas em tabelas volumosas. 

Isso porque, ao dividir dados de forma estratégica em partições menores, você pode agilizar as buscas e manter seu banco de dados funcionando de maneira eficiente. 

Portanto, se você ainda não explorou o particionamento, é hora de considerá-lo como uma solução para otimizar seu banco de dados MySQL.

Conte com a KingHost nas melhores soluções em hospedagem e aproveite nossos conteúdos no Blog!

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Sua empresa tem alguma vulnerabilidade digital? É preciso ter atenção a todos os detalhes quando se trata de segurança, pois ninguém está imune às ameaças online. Um exemplo disso ocorreu no último ano, quando a OAB sofreu um ataque hacker e, como medida de segurança, o órgão precisou retirar o site e sistemas do ar...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você