📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

13 bibliotecas JavaScript para apoiar o desenvolvimento de soluções criativas

Publicado em 02/06/2016

Atualizado em 11/10/2023

Bibliotecas JavaScript são ferramentas super úteis para desenvolvedores web. Elas adicionam funcionalidades e efeitos visuais interessantes, resultando em uma melhor experiência para os usuários, tudo isso com muita leveza e elegância. Além disso, o uso de bibliotecas concede agilidade ao desenvolvimento, ao entregar soluções prontas e customizáveis aos desenvolvedores. Existem muitas bibliotecas JavaScript disponíveis na web, selecionamos aqui algumas bibliotecas que foram desenvolvidas recentemente e que valem a pena serem descobertas. Confira!

D3.js

Essa é uma biblioteca JavaScript para quem quer mostrar visualizações de dados bacanas. D3.js manipula documentos com base em seu conteúdo e, em seguida, mostra os dados em forma de visualizações dinâmicas e interativas usando HTML, SVG e CSS. Por exemplo, você pode gerar tabelas em HTML ou criar gráficos interativos em SVG. Para entender melhor como utilizar o recurso e ver alguns exemplos de uso, acesse a galeria de projetos da biblioteca.

Drop.js

dropjs

Esta biblioteca JavaScript ajuda a criar itens dropdown elegantes quando um usuário clica ou coloca o cursor sobre um objeto no seu site. Com animações suaves e design simples, Drop.js irá adicionar uma funcionalidade interessante em seus menus. Veja exemplos de menus suspensos no site da ferramenta.

React

Já fizemos um conteúdo sobre como iniciar com o React.js aqui no Lab. Essa biblioteca JavaScript foi criada pelos times do Facebook e Instagram para facilitar a construção de interfaces de usuário (UI). Com essa biblioteca você terá modelos de programação mais simples e com melhor desempenho. Algo a salientar é sua possibilidade de integração com servidores rodando Node.JS. React é uma biblioteca prática que vai certamente ajudar a melhorar o seu fluxo de trabalho.

EaselJS

Easel.js é uma biblioteca JavaScript que torna o trabalho com o elemento canva do HTML5 super fácil. É útil para a criação de experiências gráficas impressionantes e para adicionar elementos lúdicos no seu site (com esta biblioteca, você pode, literalmente, criar jogos). Para exemplos de uso do código, você pode conferir a página de demos.

Marionette.js

Essa é uma biblioteca ideal para os desenvolvedores Backbone. Ela simplifica o código de aplicativos obtendo como resultado views robustas e soluções de arquitetura. Esta biblioteca ajuda a compor layouts ricos com componentes leves, com interações complexas de UI e muito mais.

Sticker.js

Se você quer adicionar algum detalhe que dê mais personalidade ao seu site, talvez essa seja uma boa biblioteca para checar. Essa biblioteca JavaScript permite que você crie um efeito adesivo sobre um elemento do seu site. Com essa microinteração, os usuários podem “descascar” uma imagem para fora da página apenas passando o mouse sobre ela. 🙂

Vivus

Vivus ajuda a trazer seus SVGs à vida, dando a eles a aparência de serem desenhados. É uma classe autônoma e sem dependências que suporta vários tipos de animação e opções de timing, assim como a opção de criar o script de suas próprias animações com JavaScript.

OhSnap!.js

OhSnap! É uma simples biblioteca de notificações para jQuery e Zepto. Ele é projetado para funcionar bem, tanto em computadores quanto em navegadores mobile. É muito fácil de integrar essa solução em um site já existente, para customizá-lo você só precisa editar um único arquivo CSS.

SpaceBase

SpaceBase é um framework baseado em Sass, que combina as melhores práticas responsivas em um projeto boilerplate pronto. Ele vem com muitos recursos legais como um grid amigável aos dispositivos móveis, componentes comuns de UI, como botões e listas e muito mais.

Picturefill

Esta biblioteca JavaScript é muito útil, ela entrega a melhor imagem para cada usuário com base nas condições de acesso, tais como tamanho da tela, navegador, resolução e muito mais. Além disso, existem duas versões diferentes que você pode baixar: uma versão de desenvolvimento com código unminified e uma versão de produção que funciona com código minified.

PurifyCSS

purify

Purify é um utilitário simples que limpa o seu CSS. Ele tem a capacidade de detectar o CSS  carregado dinamicamente no JavaScript.

Redux

Esse recurso poderoso e prático funciona como um container em estado previsível para aplicativos JavaScript, sendo assim, ele ajuda a escrever códigos que se comportam de forma consistente quando em produção. Ele pode ser executado em diferentes ambientes e é de fácil implementação de testes.

Lodash.js

Lodash torna o JavaScript mais fácil ao assumir o incômodo de trabalhar com matrizes, números, objetcs, strings, etc. O Lodash é ótimos para:  iteração de arrays, objects e strings; manipulação e teste de valores; criação de funções compostas.

Esquecemos alguma library que você acha interessante citar? Compartilhe nos comentários as bibliotecas JavaScript que você utiliza!

Webinar - Dicas práticas para otimização de sites

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

As ameaças virtuais estão mudando constantemente e se tornando cada dia mais sofisticadas. Por isso, para quem tem um negócio online, a segurança é um ponto que merece grande atenção. De acordo com o Relatório do Sitelock que analisou 14 milhões de sites em 2022, sites recebem cerca de 5.5 vezes mais tráfego de bots...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você