☁️ Hospedagem Cloud e VPS - Alta performance para seus projetos com desconto imperdível 💰

Kinghost | Blog

Formulário opt-in: motivos para adotar + tutorial

Publicado em 16/06/2016

Atualizado em 09/10/2023

Construir uma lista de e-mails é importante para quem deseja fomentar relações e crescer a audiência de seus canais online com qualidade. Ainda assim, vemos muitos blogs e negócios online sem um formulário opt-in para oferecer aos seus clientes o recebimento de seus comunicados em primeira mão. Vamos ver nesse artigo a importância da lista de email opt-in; por que e como construir sua lista de emails utilizando um simples form; além de um tutorial para você criar facilmente seu form opt-in via ferramenta de email marketing KingHost e aplicá-lo no seu site.

Construindo sua lista de e-mail opt-in

Uma lista de e-mail opt-in é formada por endereços de email de usuários que se inscrevem voluntariamente, através de um formulário, para receber atualizações e outros conteúdos. Em geral, esse tipo de comunicação é em formato de newslatter, permitindo a você divulgar seus conteúdos aos seguidores e possíveis clientes em uma periodicidade regular (diária, semanal, mensal, etc.). As comunicações podem ser novidades sobre os seus produtos, artigos sobre a sua indústria, promoções e ofertas especiais ou tantos outros assuntos que possam interessar o seu público. Mas, é importante lembrar que o conteúdo precisa ser focado em quem vai receber o e-mail, entregando algum valor ao destinatário.

Por que construir uma lista de email opt-in pode ser uma boa ideia

Já é fato conhecido, os emails enviados com a permissão do público têm um resultado melhor, seja em cliques ou mesmo conversões,  do que outras mídias, como redes sociais e anúncios pagos. Segundo estudos da Mckinsey – empresa de consultoria americana, o email continua sendo a forma mais eficaz de adquirir clientes,  podendo ser até 40 vezes mais efetivo nesse aspecto que o Facebook e o Twitter combinados. 

Por que o email é tão efetivo?

São várias as possíveis respostas, certamente é muito importante que essas pessoas tenham aceitado e escolhido receber seu conteúdo. Outra vantagem é o seu alcance garantido, já que a maioria das pessoas olha o email todos os dias (muitas delas várias vezes por dia, se identificou?). O remetente conhece algo muito importante a respeito desse público, afinal, os contatos vieram a partir de um form no seu site ou blog.  Portanto, se as suas comunicações forem coerentes com o conteúdo do seu site/blog, eles vão estar interessados no que você tem a dizer.

Isso não significa que você deva abandonar outras formas de divulgação, as redes sociais são ótimas para fomentar engajamento, além de também contribuírem com tráfego e conversão. O que estamos dizendo é para você investir paralelamente no desenvolvimento de uma lista de contatos e no envio sistemático de emails para conseguir um percentual ainda maior de visitantes e vendas no final do mês.

Faz algum tempo que nós criamos esses dois materiais ricos sobre email marketing, mas eles seguem sendo bastante relevantes:

Esses dois materiais são fontes extremamente úteis para quem deseja utilizar o email marketing como arma efetiva no crescimento de negócios.

Agora confira como criar seu formulário opt-in através da ferramenta de e-mail marketing KingHost:

Passo 1   – Acesse o seu email marketing via painel de controle KingHost. Logo após, clique no menu em Administração.

print1tela

Passo 2 – Após acessar a área de Administração de sua conta, clique no menu interno em Formulário Opt-in. Você precisará escolher o método de opt-in. No método Double opt-in, o usuário receberá um email que deverá ser clicado para confirmar sua participação na lista. Esse é o método mais indicado, pois promove maior qualidade e engajamento do público que recebe seus conteúdos.

print2tela.

Passo 3 – Será necessário selecionar uma lista já criada anteriormente, na qual serão adicionados os usuários que optarem pelo recebimento da sua newsletter. Caso você escolha o double opt-in, também deverá informar um email, o qual será utilizado para enviar a mensagem de confirmação do cadastro.

print3tela

Passo 4 – Você poderá personalizar as cores e o tamanho do seu formulário opt-in.

print4tela

Por último, fique à vontade para visualizar o resultado e após gerar o código. Pronto! Agora é só embedar o formulário no seu site/blog e começar a receber seus contatos valiosos.

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Leonéia

Leonéia Evangelista

é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus). Trabalha com web há mais de 8 anos e atualmente cursa MBA em Marketing Estratégico.

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Receba todo mês conteúdos
incríveis como esses para
seguir evoluindo

Conteúdos relacionados

Criar um e-mail de cobrança é uma estratégia necessária quando se lida com inadimplência. Nesses momentos, a empresa deve ter cuidado para evitar cobranças indelicadas, que possam constranger o consumidor. Ao mesmo tempo, precisa convencer a pessoa a resolver logo o impasse. Por isso, é uma tarefa delicada. Neste artigo, vamos explicar como redigir um...
A assinatura de email pode ser uma das primeiras impressões que você transmite para outra pessoa, pois ela também é parte importante de uma mensagem online. Algo tão simples, mas que merece atenção, pois existem muitos detalhes que envolvem a criação de uma boa assinatura de email. Por isso, neste artigo, você vai entender um...
Você certamente já passou pela frustração de abrir um site que demora uma eternidade para carregar. Então, sabe como isso é irritante, não é mesmo? Se preferir ouvir o conteúdo, é só clicar no play! Com isso, sabe que a velocidade do site desempenha um papel fundamental na experiência dos usuários e no sucesso do...
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), sabe que gerenciar sua empresa pode ser desafiador. Uma vez que, além de cuidar das finanças, lidar com clientes e fornecedores, você também tem a responsabilidade de cumprir com suas obrigações fiscais.  Uma dessas obrigações é fazer a declaração anual de faturamento, que é fundamental para manter sua...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você