📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

Criação do logo da empresa: criatividade e benchmarking

Publicado em 08/03/2017

Atualizado em 26/10/2023
Criação do logo da empresa: criatividade e benchmarking

Quando se pensa na criação do logo da empresa, a primeira coisa que todos falam é na criatividade e em organizar logo um brainstorming. Mas ninguém se lembra de algo ainda mais básico: pesquisar a concorrência e, principalmente, os grandes exemplos de logos que deram certo, para entender seus conceitos e aplicar na criação do logo para empresa.

Em outras palavras: fazer um benchmarking.

Aprenda agora como usar estes dois aspectos da criação de logotipos em seu negócio:

Primeiro, vamos apresentar quais os elementos usados em um logo e o que eles devem fazer por seu negócio.
Depois, analisaremos os logos dos 10 maiores e-commerces do mundo, para aprender com eles.

Vamos lá?

Dicas para criação do logo da empresa

Entre muitas outras funções, o logo de uma empresa deve diferenciar a marca da concorrência, destacar o produto ou serviço no ponto de venda, atrair a atenção do consumidor, agregar valores intangíveis à marca, estimular a repetição de compra, combater imitações, ser um logo criativo e único e atestar a origem e qualidade da oferta. Mas, mais importante que tudo isso, ele deve transmitir o posicionamento da empresa.

Segundo Kotler, posicionamento é: “a ação de projetar o produto e a imagem da organização, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Assim, quem quer comprar um sanduíche não muito caro e comer rapidamente, ao vislumbrar os arcos dourados do McDonald’s, corre nessa direção.

Já, quem procura momentos de descontração e divertimento entre amigos, por um preço mais elevado, para comer grelhados e outros alimentos em um ambiente agradável, vai procurar as letras rústicas em tom amarronzado do Outback.

Mas como essas organizações fazem para transmitir esse posicionamento por meio da criação do logo da empresa?

A identidade visual e o logo de um negócio são compostos por vários elementos. Entre eles, podemos destacar 3:

  1. Cores
  2. Formas
  3. Tipografia

Você vai aprender como empregar cada um deles na criação de logo da empresa. Em seguida, analisaremos como os 10 maiores logos de e-commerce do mundo fazem isso.

Cores para logos

As cores têm diferentes significados para cada pessoa e para culturas ao redor do mundo. Mas alguns conceitos podem ser usados, sempre com ajuda, é claro, de um designer de logos:

  • Azul: clama, tradição e confiança.
  • Vermelho: paixão, ação e perigo.
  • Amarelo: luz, riqueza e energia.
  • Laranja: calor, aconchego e receptividade.
  • Verde: natureza, juventude e fartura.
    Negro: luxo, exclusividade e luto.
  • Branco: pureza, limpeza e paz.
  • Roxo: nobreza, criatividade e imaginação.

Como dissemos, este são apenas conceitos gerais, o trabalho de escolha das cores de um logo precisa ser bastante aprofundado.

Formas

Vamos nos ater a duas regras básicas da criação do logo da empresa em função das formas:

  • Formas arredondadas: remetem ao universo feminino, à maternidade, por isso, trazem pensamentos ligados à harmonia e ao cuidado, e um ambiente mais estável. Bancos, escolas, hospitais e companhias de seguro usam muito formas arredondadas.
  • Formas angulares: é o ângulo que define a ponta de uma arma de corte, esse conceito está ligado ao universo masculino, ao arrojo, à velocidade e à aventura. Carros esportivos, marcas de roupas para atletas e baladas costumam preferir estas formas.

Tipografias

São os tipos de letras:

  • Letras com serifas (pequenas hastes no final dos traços) são mais clássicas e remetem a tradição e conhecimento.
  • Letras sem serifas, por seu lado, transpassam modernidade e arrojo.
  • Tipos itálicos, inclinados, se relacionam com a velocidade e o movimento.
  • Tipografias bold (grossas), são mais estáveis e pesadas, transmitindo solidez e confiança.
  • Tipografias light (finas), são leves e ágeis, passando modernidade e tecnologia.

Agora que você entendeu o conceito por trás da criação do logo da empresa, vamos à análise prática!

Os logos dos 10 maiores e-commerces do mundo

10o lugar: ebay

Letras minúsculas, sem serifas e light, transmitindo agilidade, modernidade e tecnologia. As diversas cores vivas passam a ideia da variedade de produtos e as mais diferentes emoções que cada um quer sentir durante suas compras.

9o lugar: Jabong

Este logo de e-commerce indiano vai direto ao ponto, com uma seta laranja te convidando a entrar no site. As letras negras, estreitas e sem serifas, indicam como tudo será fácil e claro de fazer.


8o lugar: Best Buy

Uma etiqueta amarela mostra todo valor dos descontos desta loja e suas letras extremamente bold deixam clara a solidez deste comércio tão tradicional nos EUA.k

7o lugar: Walmart

Letras de design suave e moderno, na cor azul céu sobre um fundo branco, mostram como é tranquilo comprar por aqui. E o asterisco laranja é tão convidativo quanto um dia ensolarado de verão!

6o lugar: Snapdeal

Tendo redesenhado seu logo da empresa recentemente, o Snapdeal, outro gigante indiano do e-commerce, usa letras brancas, extremamente light, sobre um fundo rosa, ao lado de um símbolo que lembra uma caixa. O objetivo é claro: aquí é fácil como um sonho receber seus pacotes em  casa.


5o lugar: Flipkart

Outro site baseado na índia. Seu logo também usa letras sem serifa, modernas, na cor azul sobre fundo branco. Toda paz e tranquilidade do mundo para fazer suas compras. Ao lado, uma sacola dourada simboliza todo valor do que você pode comprar neste site.

4o lugar: Alibaba

Apesar de ter nome de bandido de conto de fadas, o gigante chinês da internet não se abala com isso. Seu logo usa o convidativo e aconchegante laranja, que se transforma em uma letra A minúscula a envolver o rosto sorridente de um homem, providencialmente sem olhos (seriam orientais ou ocidentais, se os tivesse?).

3o lugar: Tmall

Muito popular na China, o Tmall usa o imponente vermelho imperial chinês, tanto em caracteres de seu idioma natal como em letras ocidentais maiúsculas e elegantes. Solidez e luxo, para quem quiser comprar. Usa, às vezes, um gatinho preto ao lado da logotipia. Nesse país, os gatos são associados à sorte.


2o lugar: Taobao

Outro titã chinês, este também usa letras ocidentais e ideogramas no logo, na cor laranja, mas é bem menos imponente que o anterior.

1o lugar: Amazon

Liderando a lista, a Amazon usa letras minúsculas negras e a famosa seta em tom laranja, que lembra um sorriso e indica a variedade de A a Z. Esqueça histórias fantasiosas sobre uso de mensagens subliminares neste logo, tudo foi feito intencionalmente para todos enxergarem um sorriso e a seta de A até Z.

O que achou dessas dicas e da análise dos melhores logos de e-commerce do mundo? Se funciona para eles, com certeza vai funcionar para a criação do logo de sua empresa na internet!

*Este post foi escrito por Pedro Renan, CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

As ameaças virtuais estão mudando constantemente e se tornando cada dia mais sofisticadas. Por isso, para quem tem um negócio online, a segurança é um ponto que merece grande atenção. De acordo com o Relatório do Sitelock que analisou 14 milhões de sites em 2022, sites recebem cerca de 5.5 vezes mais tráfego de bots...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você