📅 Conexão KingHost 🚀 Especial Mês das Mulheres - Aulas para apoiar o empreendedorismo feminino 💰

Kinghost | Blog

As melhores formas de divulgar o seu blog

Publicado em 17/03/2017

Atualizado em 16/05/2023
como divulgar seu blog

Quem diria que o blog utilizado há alguns anos apenas como diários virtuais, hoje se tornaria uma ferramenta poderosa de marketing digital para empresas e também fonte de renda para muitas pessoas que o utilizam de forma profissional. São blogs para todos os gostos, moda, beleza, tecnologia, cinema, saúde, enfim, há páginas sobre todos os temas e gostos.

É claro que existe uma forte concorrência nesse meio, já que são muitas páginas falando sobre assuntos muitas vezes semelhantes. E é aí que vem o desafio de atrair o usuário em meio há tantas informações e opções de blogs disponíveis. Mas seja lá qual for o tema e a persona do seu blog, você e todos os outros blogueiros do mundo tem um objetivo em comum: aumentar o alcance de suas páginas.

Para isso, nada melhor do que dispor de estratégias para conquistar mais leitores. Para te ajudar, a seguir vamos mostrar a 6 melhores formas de como divulgar um blog . Acompanhe!

Produza conteúdo de boa qualidade

Sem dúvida alguma, o ponto mais importante de todo esse processo de Marketing Digital é a qualidade do conteúdo que é publicado no blog. Você pode até fazer com que muitos usuários entrem no seu blog, interessado em uma publicação específica, mas se o conteúdo não for interessante, é provável que ele não volte mais na sua página.

Portanto, escreva temas significativos e relevantes para o público que você deseja atingir. Além disso, é importante que haja uma frequência nas publicações e que os conteúdos sejam autorais. Abaixo separamos mais algumas dicas que são fundamentais na hora de fazer um bom post:

  • Crie títulos que atraia o leitor;
  • Escreva frases e parágrafos pequenos para facilitar a leitura;
  • Durante o texto faça perguntas que levem o leitor a pensar;
  • Utilize dados com boas fontes;
  • Seja antenado, escreva conteúdos com temas atuais.

Divulgue nas redes sociais

São milhares de redes sociais disponíveis e todas elas podem ser utilizadas para você divulgar um blog, como na sua fan page do Facebook , Instagram, Twitter, Linkedin, Google +, entre outros.

Para se ter uma ideia do poder de alcance dessas ferramentas, o Facebook, por exemplo, é atualmente a maior rede social do mundo, com mais de 99 milhões de usuários ativos mensalmente, de acordo com os dados apresentados na Campus Party , realizada em 2016 pelo Diretor de Parcerias Estratégicas da empresa, Ime Archibong.

Você pode criar uma página do seu blog no Facebook ou mesmo divulgar na sua rede social particular, inserindo o link de redirecionamento para o post do blog, com imagens e títulos que atraiam o usuário. Na ferramenta é possível, programar as publicações de acordo com o horário e dia que você deseja postar.

Evite publicar cada conteúdo apenas uma vez, como o Facebook limita bastante o seu alcance orgânico, o ideal é que você post o conteúdo 3 ou 4 vezes em dias diferentes e horários diferentes, com um espaçamento de no mínimo uma semana. Dessa forma você amplia o seu alcance e otimiza os seus esforços de Marketing .

É interessante que se faça as divulgações nas redes sociais não apenas com as novas publicações do seu blog, vale a pena também repostar antigos conteúdos, assim poderá atingir os usuários que ainda não viram. Só tome cuidado para verificar se o tema ainda está atual e coerente para aquele momento.

Otimize seu blog para os mecanismos de busca

Você já deve ter ouvido falar sobre SEO (Search Engine Optimization) , que nada mais é do que técnicas de otimização de sites, com o objetivo de aumentar os acessos e melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google. Há diversas estratégias para ajudar seu blog ficar bem rankeado, e algumas delas são bem simples de serem implementadas.

  • Crie conteúdo de qualidade e único: não apenas para conquistar e fidelizar leitores, o conteúdo de qualidade e único, também é importante para as técnicas de SEO. Isso se deve por que as ferramentas de busca estão sempre procurando materiais exclusivos, fazendo com que os mecanismos visitem seu blog frequentemente;
  • Atente-se aos títulos: é muito importante que o título seja atrativo para o usuário, tentando também descrever no título um resumo do conteúdo. As palavras-chave devem ser sempre utilizadas;
  • Defina o metatag description corretamente: a metatag description é usada pelo Google para mostrar um resumo do conteúdo do seu blog ou página quando aparece no mecanismo de busca. É fundamental descrever seu blog de forma correta, utilizando também palavras-chave;
  • Tenha cuidado com o design: o Google analisa o design das páginas. O buscador dá preferência para aqueles blogs que são mais organizados, de formas que a navegação seja mais fácil e agradável para os usuários. A divisão de categorias e subcategorias para separação de temas, pode ser um recurso interessante para ser usado;
  • Adapte a página para dispositivos móveis: não é novidade que cada vez mais as pessoas estão utilizando mais os smartphones, tablets, entre outros dispositivos móveis. Portanto, além da necessidade de adequação para que seja possível que esses usuários visualizem seu blog pelo celular, essa também é uma das otimizações levadas em consideração pelo Google, pois só assim o buscador conseguirá entender a estrutura do seu site.

Outra forma de conseguir um espaço nas ferramentas de busca, são com os links patrocinados, aqueles anúncios que aparecem no topo e no canto direito da página do Google, quando um usuário realiza uma busca. Nesse caso, os anúncios são pagos, e as campanhas são criadas através do Google Adwords , desenvolvida exclusivamente para esse tipo de ação. Basta fazer o cadastro na ferramenta que serão indicados ao usuário o passo a passo de como criar campanhas, de forma que seus anúncios apareçam quando um usuário fizer uma busca que tenha relação com as publicações do seu blog.

O Facebook também possui o sistema de links patrocinados, o Facebook Ads .

Invista em guest posts

O guest post é uma publicação escrita por outra pessoa que não é o próprio dono do blog.

Para fazer isso, você pode combinar com parceiros de fazer trocas de posts, inserindo links de direcionamento para o seu blog. Mas para que essa “manobra” dê realmente resultados significativos, é preciso encontrar outras páginas que tenham relação com o seu blog, com assuntos e personas semelhantes, que possivelmente poderão ter interesse na sua página.

Além disso, é preciso ficar atento com a qualidade do conteúdo trocado. É fundamental que você troque conteúdos com boas informações para que conquiste os leitores do blog que será publicado o seu texto, e também para que se receba conteúdos que sejam atrativos para a sua página.

Dessa forma, o guest post é ótimo para ambas as partes, tanto para quem escreve, pois aumenta a visibilidade da sua página, quanto para o blog que recebeu o post, pois não terá trabalho algum para escrever um post de qualidade.

Entenda os melhores horário de divulgação

O dia e horário das divulgações também são imprescindíveis para alcançar mais pessoas para o seu blog. Qual seu público-alvo? A definição desse público vai te ajudar na análise do melhor horário para a divulgação.

Imagine o dia a dia corrido de um executivo, é provável que ele tenha pouco tempo para as redes sociais, e por isso pode ser que ele confira a sua conta pela manhã antes de ir para o trabalho ou a noite na sua chegada, além dos finais de semana. Se a ação for um e-mail marketing e o tema do post é relacionado ao trabalho, é possível que ele veja durante um intervalo do seu dia, mesmo que esteja no trabalho.

Portanto, é preciso analisar qual ação será feita, qual o tema será divulgado e qual a rotina para quem você escreve.

Mensure os resultados de suas ações

A internet tem a possibilidade de fazer análises bem assertivas e, infelizmente, muita gente não dá o devido valor a mensuração dos resultados dessas ações, quando na verdade isso deve ser levado como direcionamento para todas as estratégias traçadas posteriormente. É nesse momento que você vai saber o que tem dado mais certo e o que precisa ser mudado ou até mesmo abortado.

Algumas ferramentas podem te auxiliar nesse processo, como o Google Analytics , por exemplo, ou mesmo as métricas que as próprias ferramentas disponibilizam.

Não se esqueça de estabelecer metas a serem alcançadas e a partir disso verificar se os resultados de suas ações, correspondem com o que você deseja. Verificar o tempo médio de acesso ao site para saber se as pessoas de fatos estão lendo o conteúdo publicado ou entram e saem rapidamente da página também é muito importante, além de analisar qual abordagem ou tema atrai mais o público.

Além dessas dicas, há diversas outras estratégias que podem te ajudar (e muito!) a divulgar o seu blog. O importante é testar, analisar o que mais tem dado o retorno esperado e sempre buscar conhecimento com as novidades que estão por aí frequentemente. Felizmente, a internet nos dá um mundo de oportunidades, inclusive para aqueles que não tem muito capital para investir, pois são estratégias que tem o custo bem abaixo se comparado com outros veículos de comunicação como o rádio e a televisão. Sem contar com a possibilidade de fazer divulgações mais direcionadas ao público-alvo.

Agora que você já sabe as melhores formas de como divulgar um blog , que veja o nosso Guia completo do Marketing de Conteúdo e aprenda a produzir os melhores blog posts da web!

O que você achou deste conteúdo?

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conteúdo com alguém que possa gostar também

Conteúdos relacionados

Quantas vezes um problema poderia ser evitado ou uma oportunidade melhor aproveitada se não fosse a famosa “falta de comunicação”. Assim como nas relações pessoais, uma comunicação empresarial eficiente, pode impactar e trazer ótimos resultados. Uma comunicação eficaz não se resume apenas a transmitir informações, mas também a construir relacionamentos sólidos, promover entendimento mútuo e...
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços que antes eram considerados exclusivamente masculinos. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino aponta como uma alternativa crescente de atuação. Em um país onde as mulheres são maioria, o percentual de empreendedoras foi de 34% em relação ao total de negócios no ano de...
Você busca mais eficiência no controle das operações do seu negócio? Então, com certeza, precisa conhecer como um sistema ERP pode te ajudar. E para isso, preparamos esse conteúdo que servirá como guia para pessoas gestoraes e empreendedoraes potencializarem seus resultados e tornarem as rotinas das suas empresas mais produtivas. Venha conosco! O que é...
Conheça algumas estratégias essenciais para registrar da melhor forma as entradas e saídas do seu negócio, minimizando riscos e potencializando resultados. Você, que é  uma pessoa empreendedora, quer saber como fazer o fechamento de caixa corretamente? Então, acompanhe esse conteúdo que preparamos e confira algumas dicas e o passo a passo para executar esse processo...

📅 Aulão GRATUITO 🚀 Como VENDER MAIS na internet 💰

Mensagens para você